Os princípios estratigráficos são um conjunto de regras que se aplicam quando se observa um conjunto de estratos de modo a determinar a idade relativa deles.
- Princípio do Unifomitarismo (Atualismo) - “O presente é a chave do passado” - os fenómenos que hoje presenciamos na Terra já estavam presentes há milhões de anos.
- Princípio da Sobreposição - o estrato sobreposto a outro é mais recente que este.
- Princípio da Continuidade Lateral - uma camada depositada tem a mesma idade em todos os pontos do plano de deposição.
- Princípio da Identidade Paleontológica - estratos com os mesmos fósseis de idade têm a mesma idade.
- Princípio da Interseção - qualquer estrutura geológica que atravesse um conjunto de estratos é mais recente que eles.
- Princípio de Inclusão - sempre que encontram fragmentos de uma rocha no seio de outra, a rocha que deu origem aos fragmentos é a mais antiga.
A aplicação generalizada dos princípios anteriores possibilitou a descrição pormenorizada e interpretação das sucessões litológicas, o que foi permitindo a construção de colunas estratigráficas cada vez mais completas, reconstituindo-se a história da Terra.
Também foi importante o estudo das discordâncias (superfícies erosivas que separam dois estratos de diferentes idades) pois indicam que a deposição de sedimentos não foi contínua. Em geral, a camada mais antiga foi exposta a erosão durante um intervalo de tempo antes da deposição da nova.
Discordância Angular . Praia do Telheiro
Sem comentários:
Enviar um comentário