Argumentos de Wegener
- Argumento morfológico ou geográfico- os contornos dos continentes africano e sul americano encaixam na perfeição como peças de um puzzle.
- Argumento geológico ou litológico - há correspondência das rochas (natureza, idade, semelhanças estruturais) de um e do outro lado do oceano Atlântico.
- Argumento paleontológico - há semelhanças no registo fóssil em continentes que estão hoje afastados.
- Argumento paleoclimático - foram encontrados vestígios de climas que hoje em dia seriam incompatíveis com o clima atual.
Apesar da consistência científica dos argumentos de Wegener esta hipótese foi ignorada pela maior parte dos cientistas da época pois Wegener nunca apresentou um mecanismo convincente para a movimentação das grandes massas continentais.
A sua hipótese de que os continentes se deslocavam sobre a crosta - tal como os icebergues se movimentavam nos oceanos -, em resultado da força centrífuga terrestre e do movimento das marés, nunca chegou a persuadir os seus pares (Wegener, 1966, 167-180).
Todavia, embora o motor que formulou para a Deriva Continental não fosse cientificamente correcto, a mesma tornou-se um facto e, mais tarde, foi aperfeiçoada pela mais abrangente Teoria da Tectónica de Placas.
Sem comentários:
Enviar um comentário