sábado, 30 de janeiro de 2021

Argumentos de Wegener

 Argumentos de Wegener

      Os dados que apoiam a teoria são:
  • Argumento morfológico ou geográfico- os contornos dos continentes africano e sul americano encaixam na perfeição como peças de um puzzle.


  • Argumento geológico ou litológico - há correspondência das rochas (natureza, idade, semelhanças estruturais) de um e do outro lado do oceano Atlântico.


  • Argumento paleontológico - há semelhanças no registo fóssil em continentes que estão hoje afastados.


  • Argumento paleoclimático - foram encontrados vestígios de climas que hoje em dia seriam incompatíveis com o clima atual.




ajuste dos continentes atuais baseado nas áreas ocupadas por depósitos glaciares




Apesar da consistência científica dos argumentos de Wegener esta hipótese foi ignorada pela maior parte dos cientistas da época pois Wegener nunca apresentou um mecanismo convincente para a movimentação das grandes massas continentais. 

A sua hipótese de que os continentes se deslocavam sobre a crosta - tal como os icebergues se movimentavam nos oceanos -, em resultado da força centrífuga terrestre e do movimento das marés, nunca chegou a persuadir os seus pares (Wegener, 1966, 167-180). 

Todavia, embora o motor que formulou para a Deriva Continental não fosse cientificamente correcto, a mesma tornou-se um facto e, mais tarde, foi aperfeiçoada pela mais abrangente Teoria da Tectónica de Placas.

Sem comentários:

Enviar um comentário