O vulcão dos Capelinhos localiza-se no Faial, Açores.
O vulcão esteve em atividade entre setembro de 1957 e outubro de 1958. A erupção teve duas fases: uma fase submarina com emissão de cinzas vulcânicas e vapor de água e uma fase subaérea que alternou entre períodos mais explosivos, com a emissão de bombas vulcânicas, e períodos mais efusivos , aos quais se associou a emissão de escoadas lávicas.
Gostei muito do vídeo!
ResponderEliminarA temática - vulcanismo - é um de misto de desastre, destruição, reconstrução e ao mesmo tempo de beleza!
Muito interessante e esclarecedor.
ResponderEliminarJá lá estive é impressionante, fica-se com dois sentimentos opostos, por um lado sente-se o drama das pessoas, por outro lado é a grandeza e a beleza da natureza. Um dos sítios mais belos que já vi.
ResponderEliminarMuito interessante e esclarecedor. Gostei bastante.
ResponderEliminarTambém já lá estive! Trouxe comigo duas bombas vulcânicas das mais pequenas, que têm sido muito úteis nas aulas de Ciências Naturais. Os alunos ficam sempre impressionados com o peso de cada uma destas bombas vulcânicas. É também impressionante o que a ilha cresceu de tamanho, como diz no vídeo, devido a esta erupção dos Capelinhos.
ResponderEliminar